Não é novidade pra ninguém que a espionagem é uma prática bastante usada pelo Estado e pela burguesia contra quem se movimenta contra eles. Desde a ditadura até os tempos atuais, é comum vermos relatos de diversas técnicas de espionagem que teriam como finalidade atrapalhar o funcionamento das ações de quem luta contra o status quo.
Anos atrás, técnicas de espionagem eram mais complexas e restritas a quem tinha acesso a ferramentas e ao conhecimento necessário para realiza-las.
Hoje em dia, qualquer adolescente curioso consegue descobrir a senha de uma conta de email ou de redes sociais. Existem, disponíveis na internet, diversas ferramentas que permitem alguém com pouco conhecimento em informática quebrar a senha de um computador, espionar o Whatsapp de algum celular, invadir o Facebook ou o email de alguém mais descuidado.
Nem mesmo governantes e grandes empresários escapam disso. Diversos presidentes, principalmente da América Latina, tiveram e-mails interceptados e até conversas de telefone grampeadas pela NSA. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, também já foi alvo de invasores e teve suas contas do Twitter e Pinterest invadidas. Esses dois exemplos acima mostram que nenhum de nós está livre de acontecimentos desse tipo.
Escrevo esse texto a partir da necessidade, identificada em conversas com amigos militantes do movimento negro, de termos formas de comunicação mais confiáveis, mas acredito que ele possa servir pra qualquer pessoa que tem o mínimo de preocupação com a sua privacidade e a de seus pares.
Apresento aqui algumas ferramentas mais seguras de chat. Digo “mais seguras” porque todos os programas de computador e aplicativos de celular podem, em algum momento, estar vulneráveis a espionagem e invasões. Nos próximos textos escreverei sobre email seguro, compartilhamento de arquivos, e criptografia de dados.
Signal
Signal é um app gratuito de mensagens disponível para Android, IOS e Desktop. Um de seus grandes diferenciais é possuir uma criptografia end-to-end. Em tese, com essa forma de criptografar, nem mesmo a empresa fabricante do app conseguiria interceptar as mensagens.
Seu uso é bastante semelhante ao Whatsapp, tem suporte a grupos e envio de arquivos de qualquer tipo.
Baixe aqui o Signal:
Android – Iphone – Desktop
Wire
Wire é um app gratuito conta com os mesmos recursos de criptografia do Signal e ainda por cima oferece os recursos de chamada de vídeo e de áudio, além de grupos com até 128 pessoas.
O app tem suporte a Andoid, Iphone, Windows, Linux e MacOS.
Baixe aqui o Wire
Android – Iphone – Outros
Riot
Riot é um app gratuito e de código aberto que possui os mesmos recursos de criptografia end-to-end dos apresentados acima. Seu grande diferencial é que você pode usar o seu próprio servidor de mensagens do Riot. Isso é interessante pois assim pode-se ter total controle e segurança das mensagens desde quem envia até quem a recebe.
Riot tem suporte a diversos sistemas operacionais.
Baixe aqui o Wire
Android – Iphone – Outros
TOX
TOX é uma das mais seguras aplicações da minha pesquisa. Ele não exige nenhum registro de usuário e toda a comunicação é feita peer-to-peer, isso significa que suas mensagens não passarão por nenhum servidor externo, nem o do próprio fabricante. Esse tipo de comunicação garante que sua mensagem será entregue apenas ao destinatário escolhido por você.
TOX é gratuito e disponível para diversos sistemas operacionais.
Baixe aqui o TOX
Android – Iphone – Outros
Threema
Threema é um app pago que promete levar a segurança a sério. Tem as mesmas características que os anteriores, mas leva uma vantagem grande garantindo o anonimato total, caso o usuário queira, ele é capaz de gerar usernames aleatórios para garantir que o usuário não será rastreado. Não é necessário o número de telefone ou o email do usuário nessa modalidade, o que garante ainda mais segurança.
O Threema custa R$9,90 na Google Play e é disponível para Android, Iphone e Windows.
Baixe aqui o Threema
Android – Iphone – Windows
Telegram
Já bastante conhecido pelo público, o Telegram é um app gratuito e uma das mais populares alternativas ao Whatsapp. Dentre os seus principais recursos estão a criação de conversas secretas (que podem ser destruídas em um tempo determinado pelo usuário), a criação de grupos com até 5 mil membros e canais de comunicação (acesse o canal da Agenda Preta no Telegram).
O Telegram está disponível para Android, Iphone, Windows, Linux, MAC e outras diversas plataformas.
Baixe aqui o Telegram
Android – Iphone – Outros
Concluindo
Apresentei aqui algumas das alternativas que uso no meu dia a dia para comunicação, mas elas não são as únicas. Existem diversas iniciativas de de aplicativos com foco em segurança de dados, visto que a demanda tem aumentado dia após dia.
Infelizmente, não existe nenhuma forma 100% segura de comunicação online, apesar de, até onde pesquisei, nenhuma das aplicações acima tem histórico de graves vulnerabilidades ou invasões.
Segurança de dados e privacidade online não serão garantidas apenas por aplicações, elas são apenas parte de um processo que envolve a mudança de cultura e de práticas. Mas isso já é assunto pra outro post.
Deixe suas críticas, dúvidas e sugestões nos comentários. Esse é só o primeiro post da nossa sessão de tecnologia.