BOYZ IN THE HOOD (OS DONOS DA RUA) comemora 25 anos de sua estréia!

Boyz in the Hood (Os Donos da Rua) é um drama americano dirigido por John Singleton – que tinha apenas 23 anos na época! – e protagonizado por Cuba Gooding Jr., Ice Cube, Laurence Fishburne, Angela Bassett, Regina King, Nia Long e Morris Chestnut. O filme retrata a vida difícil e o cotidiano violento em South Central Los Angeles; foi filmado e lançado no verão de 1991.

tumblr_mqbcenZCOE1qb9pa3o1_500

Colabore com a Agenda Preta

O filme é, em grande parte do roteiro, autobiográfico. O diretor nasceu e cresceu em Los Angeles se inspirou em sua própria trajetória e, segundo ele, “This movie was my way of kind of getting out of the ghetto as a person.”

Durante as audições para a seleção do elenco o diretor foi categórico ao exigir rostos novos para sua produção, e que sorte a nossa, não?!
‘Boyz n Hood’ abriu as portas para atores e atrizes que até hoje são reconhecidos na mídia. Ice Cube, Laurence Fishburne e Cuba Gooding Jr foram os que mais se destacaram e colhem os frutos dessa primorosa estréia no cinema até hoje.

Cube foi o mais resistente em aceitar o convite para participar do filme pois na época ele estava muito focado na música. A partir do personagem Doughboy, Cube não parou mais de atuar e tem alcançado bons resultados com as franquias que participa.
O caminho contrário aconteceu com  Nia Long, que após a aparição no filme, deu início a sua carreira musical.

tumblr_mhi0xgg1oN1qkixlqo1_500

Segundo o Cine Click, “Boyz ‘N the Hood, junto com os filmes de Spike Lee, faz parte das primeiras produções do cinema americano focando o negro e a violência dos guetos urbanos de maneira forte e realista. O filme foi bastante elogiado, com personagens humanos e boas atuações de atores em começo de carreira.

O filme foi reconhecido também na Academia onde foi indicado pra duas categorias: Melhor direção e Melhor roteiro original. E ganhou na categoria Cineasta estreante no MTV Movie Awards.


tumblr_msxh8zozgj1rhe069o1_500

Com a explosão do hiphop nas periferias e o aumento da violência (policial, inclusive), podemos imaginar o quão impactante foi este filme para os pretos daqui, né?!
A excelente mistura de uma ótima trilha sonora com dramas cotidianos de quem vive na periferia fez com o que o filme fosse referência para vários jovens. Ainda hoje Boyz n the Hood figura entre os títulos da biblioteca básica dos pretos, principalmente dos que vivem a cultura hip hop.

tumblr_moovfiZXTl1rtb5hho1_500

E por falar em trilha sonora!!!

A trilha sonora do filme foi lançada em 9 de Julho de 1991 através da Columbia Records. O álbum foi um sucesso, chegando ao número 12 da parada Billboard 200 e número 1 da parada Top R&B Albuns e foi certificado como disco de ouro pela RIAA em 12 de Setembro daquele ano.

 

Confira os sons na playlist: 

Comentários

comentários

Bruna Salles

Mulher Preta de duas cabeças. Na de dar Assistência ao Social, me encantei pela Articulação Cultural e cá estamos: Co-Fundadora e Coordenadora de Comunicação da Agenda Preta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *