Afoxé Amigos Katendê

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 11/02/2018
6:00 pm - 7:30 pm

Localização
Sesc Campo Limpo

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


 

O Afoxé “Amigos de Katendê” surgiu a partir da manifestação cultural da Bahia chamada “Badauê”, entidade que re-africanizou o carnaval da Bahia na década de 70, resgatando a herança africana do candomblé. O dia 20 de novembro de 1994 marcou o nascimento do grupo, onde músicos, artesãos e capoeiristas confraternizaram e celebraram o Dia da Consciência Negra. A partir daí criou-se um grande marco da manifestação de rua de São Paulo.

O elo entre a Bahia e São Paulo se estabeleceu com a passagem do afoxé todos os domingos na Praça da República. Em 1994 o “Amigos de Katendê” participou do carnaval da Zona Leste, “José Bonifácio”, do projeto “Show do Meio Dia” da Secretaria Municipal de Cultura e do projeto “Recriança” na FEBEM-SP, até conquistar a participação do carnaval da Bahia em 1996 na inauguração do palco Gilberto Gil em Salvador.

Tendo em vista a importância cultural desta manifestação, conta com o apoio de diversas entidades como grupos de capoeira, o movimento negro unificado, Grupo Soweto e o apadrinhamento de Caetano Veloso e de Gilberto Gil. Em São Paulo o “Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô” desenvolve o projeto deste afoxé através do Mestre Plínio.

Comentários

comentários

Bruna Salles

Mulher Preta de duas cabeças. Na de dar Assistência ao Social, me encantei pela Articulação Cultural e cá estamos: Co-Fundadora e Coordenadora de Comunicação da Agenda Preta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *