Agenda Preta oferece oficina de ataque e defesa em redes WIFI na cryptorave

Loading Map....

Data / Hora
Date(s) - 04/05/2019
1:40 am - 3:00 am

Localização
Biblioteca Mario de Andrade

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


Seguindo com o objetivo de ser membro ativo de comunidades que visão popularizar a tecnologia, privacidade e segurança digital para a população preta e periférica, Junior Rocha, fundador da Agenda Preta, vai colar, nessa madrugada de sexta pra sábado, na cryptorave, evento de segurança da informação que acontece todo ano em São Paulo. No evento, apresentaremos a oficina “Ataque e defesa em redes sem-fio – Uma abordagem popular”.

Segue descrição da atividade:

Com o barateamento e “popularização” de dispositivos móveis, principalmente celulares, cresce o interesse de empresas em distribuir internet de forma “gratuita” em locais de circulação pública. Bares, Shopping Centers, empresas e orgãos estatais vem investindo cada vez mais em hotspots de acesso “gratuíto” a internet, pedindo em troca “apenas” o cadastro de email, nome, CPF, endereço, redes sociais, etc. do usuário. Quais são os interesses dessas corporações em oferecer esse serviço? O que podem fazer com seus dados?

Em outra ponta, também se tornou popular o acesso a pontos de acesso, roteadores e outros dispositivos de rede sem-fio para a população em geral. Esses dispositivos já são parte do setup quase que obrigatório em residências e pequenas empresas. O problema é que, na maior parte das vezes, são mal configurados e, como consequência disso, ficam vulneráveis a ataques de figuras com interesses distintos. Muito mais do que “roubar” o acesso a internet, essas figuras, uma vez dentro da rede, podem ter acesso a dados sensíveis de pessoas e organizações.

A palestra tem como objetivo apresentar diversas técnicas de ataque e defesa em redes sem-fio, detalhando tecnologias, ferramentas e estratégias para invasão, bem como destrinchar, de uma forma acessível para a população em geral, técnicas para o cidadão comum defender seus dispositivos e sua privacidade em redes sem-fio públicas e privadas.

A atividade se divide em três partes principais:

  • Introdução a conceitos técnicos e privacidade em redes sem-fio
  • Principais ataques em redes sem-fio
  • Ataques em redes com criptografia WEP
  • Ataques em redes com criptografia WPA/WPA2
  • Ataques em redes com WPS ativado
  • Ataques de engenharia social
  • Fake AP
  • Fake Hotspot – Roubando senhas de redes socias com Hotspots falsos
  • Técnicas de defesa em redes sem-fio.
  • Como blindar uma rede doméstica ou de um escritório.
  • Como identificar redes suspeitas.

A atividade é gratuita, mas é necessário fazer inscrição no link:

https://cpa.cryptorave.org/pt/cr2019/public/events/451

Comentários

comentários

Junior Rocha

Preto, amante de tecnologia, política, cultura e cerveja. Fundador da Agenda Preta e de outros projetos que ainda não existem.

Comente