Ajayô Samba do Monte – Edição de Primavera – 2017

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 24/09/2017
12:00 pm - 9:00 pm

Localização
Centro Cultural Monte Azul

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


Ajayô Samba do Monte saúda Orixás e celebra a primavera com Velha Guarda na periferia

Terceira roda de samba do ano, o coletivo Ajayô comemora a estação das flores com muita música, axé e homenagens, marca do tradicional Samba do Monte que retoma suas atividades em 2017. A festa acontece no dia 24 de setembro, domingo, a partir do meio dia.

A cultura de matriz negra é destaque com a saudação aos orixás Iroko e Omulu. Quem facilita o diálogo é Mestre Aderbal Ashogum, filho da mãe Beata de Iemanjá, falecida em maio.

Iroko é um orixá cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e pela nação Jeje. Na África, são muitos os nomes de Omolú, que variam conforme a região. Entre o povo Iorubá e no Brasil é conhecido como Obaluaiê e Omolú.

 

Música

A comunidade Samba do Monte também homenageia as velhas guardas do samba. A Unidos da Vila Maria traz os expoentes da escola que se apresentam no domingo. Com 63 anos de história, a escola tem sede na zona norte da capital.

O samba começa com a cantora Roberta Oliveira e o Bando de Lá, cantando composições próprias e clássicos do nosso samba bem brasileiro, com destaque para os compositores de São Paulo.

A roda de samba convidada em setembro é o Samba do Figueira. Com dois anos de atuação, o grupo surgiu dos encontros de samba e pagode da região Sul da cidade.

Os jovens do Maracatu Baque e Atitude apresentam sons os ritmos do nordeste brasileiro e suas vertentes, desde as típicas cirandas às ancestrais batidas dos terreiros tradicionais.

 

Artistas

O professor Jair Guilherme carrega nas tintas para retratar as orixás saudados e o artista Rodrigo Bueno faz a ambientação para a terceira roda, com foco também lembrados nessa primavera.

Como Mestre de cerimônia, o artista James Lino está confirmado para apresentar a produção rica em diversas linguagens. Música, artes visuais e oficinas são realizadas durante todo o ano.

O Centro Cultural Monte Azul abriga a festa no dia 24 de setembro, domingo, do meio-dia às 9 da noite. Nossos convidados estarão conosco para prestigiar e difundir  várias formas de cultura do nosso povo.

Agentes da cultura

O coletivo Ajayô é um grupo formado no ano passado e que tem como objetivo difundir a cultura e a memória do nosso povo. Seguindo nessa direção, o projeto Ajayô Samba do Monte foi contemplado pela 1a edição do Programa de Fomento à Cultura de Periferia do Município de São Paulo.

O Samba do Monte é uma celebração, é uma comunidade cultural dentro da comunidade do bairro do Jardim Monte Azul, na capital de São Paulo. Tem também um compromisso de resgatar, apresentar e multiplicar atividades culturais do povo brasileiro.

Venha conhecer as iniciativas periféricas que trazem cultura, memória e articulação em rede na zona sul! O Ajayô conta com o apoio do site Samba em Rede, Desenrola e Não Me Enrola, El Choq Produções, Fábricas de Cultura (Capão Redondo e Jardim São Luiz) Rede Espaço Comunidade, Associação Comunitária Monte Azul.

 

****

Ajayô Samba do Monte – 3ª roda – Edição de Primavera

Dia 24 de setembro de 2017 [domingo], do meio dia às 9 da noite no Centro Cultural Monte Azul

Av. Tomás de Souza, 552 – Jardim Monte Azul – São Paulo – SP. Próximo a estação Giovanni Gronchi do Metrô [linha 5 do metrô]

COMO CHEGAR
a 1km do terminal de ônibus João Dias
linha  Jd. Monte Azul – Circular
a1km da Estação Giovanni Gronchi do Metrô

a 3,7 km do Terminal de ônibus Capelinha
linha Terminal João Dias

localização
http://bit.ly/2ezIow7

PROGRAMAÇÃO

* Abertura com Maracatu Baque & Atitude – Maracatu de Baque Virado
* Saudações aos orixás: Irôko e Omulú.
* Mestre Aderbal Ashogun, mediando os diálogos sobre os orixás.
* Residência: Roberta Oliveira & O Bando de Lá
* Homenagem para Velha Guarda Unidos da Vila Maria.
* Roda de Samba Convidada Projeto Comunidade Samba do Figueira
* Mestre de cerimônia James Lino e Sharylaine Bakhita.
Arte e ambientação Rodrigo Bueno do Mata Adentro e Jair Guilherme Filho do Balaio Ateliê.

Contatos

Site
http://www.sambadomonte.com.br

email: sambadomonte@gmail.com

Facebook
http://www.facebook.com/projetocomunidadesambadomonte

Instagram
http://www.instagram.com/sambadomonte

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *