Ajayô Samba do Monte – Edição de Verão – 2017

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 17/12/2017
12:00 pm - 9:00 pm

Localização
Centro Cultural Monte Azul

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


Ajayô Samba do Monte celebra o verão com música, homenagens e encontros na periferia

O verão deste ano vai ser especial com música e batuques tradicionais na zona sul. Para encerrar o ano, o Samba do Monte celebra a estação mais quente no dia 17 de dezembro promovendo diálogos sobre as nossas ancestralidades, difundindo a música tradicional e aproximando a comunidade das manifestações culturais brasileiras mais autênticas.

Com vários convidados e seguindo o roteiro das três rodas anteriores, o Samba do Monte reafirma o interesse nas nossas ancestralidade negra e indígena, origens que precisamos resgatar e lembrar.

Em dezembro teremos a presença do Mestre Aderbal Ashogum, do terreiro Ylê Omi Oju Aro e filho da Yalorixá Mãe Beata de Iemanjá que vem do Rio de Janeiro falar dos orixás saudados dessa edição, Xangô e Oxumaré.

Sempre associado ao poder, Xangô é muito lembrado na tradição yorubá e bastante conhecido no Brasil. O machado é um dos símbolos que caracterizam Xangô.

Ligado diretamente às forças da natureza, o arco íris é um dos elementos que representam Oxumaré. Entidade de todos os movimentos e ciclos da vida, garante a unidade e renovação do universo.

Homenagens e convidados

Um das maiores de São Paulo, a Velha Guarda convidada é da Escola de Samba Nenê da Vila Matilde com a presença de Marco Antônio. Fundada em 1949, a escola nasceu na zona leste da capital.

E a tradição fica por conta do grupo de Maracatu Umojá, que além de organizar a Noite dos Tambores, tem o compromisso de difundir, resgatar e preservar as manifestações culturais brasileiras, do samba de roda à ciranda, em permanente diálogo com a comunidade e o entorno.

A residência do nosso samba bem brasileiro é da Roberta Oliveira e o Bando de Lá. Eles apresentam repertório próprio e alguns clássicos da música brasileira.

O grupo Samba dá Cultura também chega direto da região da zona sul. Criada em 2006 por antigos sambistas de Santo Amaro, Guarapiranga e M’Boi Mirim, eles vêm trazer o samba de raíz para partilhar conosco.

O professor Jair Guilherme carrega nas tintas para retratar as orixás saudados em pinturas especiais. Rodrigo Bueno faz a ambientação para última roda de 2017 que celebra o verão.

Como Mestre de cerimônia, os artistas James Lino e Sharilayne Bakhita apresentam o Samba do Monte no dia 17 de dezembro, do meio dia às 9 da noite. Nossos convidados estarão conosco para prestigiar e difundir várias formas de cultura do nosso povo no Centro Cultural Monte Azul. Nesse link você pode conferir os detalhes do evento no Facebook.

Agentes da cultura

O coletivo Ajayô é um grupo formado no ano passado e que tem como objetivo difundir a cultura e a memória do nosso povo. Seguindo nessa direção, o projeto Ajayô Samba do Monte foi contemplado pela 1a edição do Programa de Fomento à Cultura de Periferia do Município de São Paulo.

O Samba do Monte é uma celebração, é uma comunidade cultural dentro da comunidade do bairro do Jardim Monte Azul, na capital de São Paulo. Tem o compromisso de resgatar, apresentar e multiplicar atividades culturais do povo brasileiro. Em 2017 completa 9 anos de existência e resistência.

Venha conhecer as iniciativas periféricas que trazem cultura, memória e articulação em rede na zona sul! O Coletivo Ajayô conta com o apoio do site Samba em Rede, Rádio Mixtura, Desenrola e Não Me Enrola, El Choq Produções, Fábricas de Cultura, Rede Espaço Comunidade, Associação Monte Azul.

cartaz 4a-roda-Samba-do-Monte

Nossas redes e parceiros estão abaixo pra você não perder nada!

Rádio Mixtura, que apresenta os programas do Samba do Monte e muitos outros:
http://radiomixtura.com.br

Site
http://www.sambadomonte.com.br

Página no Facebook
http://www.facebook.com/projetocomunidadesambadomonte

Página no Instagram
http://www.instagram.com/sambadomonte

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *