Ajayô Samba do Monte – verão de 2018

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 09/12/2018
12:00 pm - 7:00 pm

Localização
Praça do Campo Limpo

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


Samba do Monte comemora 10 anos no Campo Limpo com encontro das Velhas Guardas

Para encerrar o ano com grandes celebrações, a última roda de samba de 2018 vem repleta de boas energias e parcerias mais que especiais em dezembro. Exposição e integração com a comunidade marcam a edição de verão do Ajayô Samba do Monte.

A Praça do Campo Limpo vai receber no dia 9 de dezembro, domingo, o encontro dos integrantes das Velhas Guardas das Escolas de Samba de São Paulo. Vai – Vai, Camisa Verde e Branco, Unidos do Peruche e Tom Maior já confirmaram presença.

Outro encontro memorável é ter duas grandes cantoras conosco: Roberta Oliveira e Raquel Tobias cantam junto com o Bando de Lá. 

Nosso samba bem brasileiro está na programação do Festival Percurso 2018. Com o tema O Maior Terreiro do Mundo, o evento traz feira de empreendedores da região, tendas com debates e apresentações musicais durante todo o domingo.

Tradição e arte

Muita ancestralidade nas palavras de mestre Aderbal Ashogun, que vai falar sobre as autênticas expressões do sagrado nas religiões afro-brasileiras. Um convite para conhecer e saudar os orixás Nanã e Oxalá.

O professor e artista Jair Guilherme retrata os orixás saudados nesta edição em pinturas especiais. Haverá exposição ao ar livre das obras de Jair, que pintou as 16 divindades do panteão afro brasileiro. Rodrigo Bueno faz a ambientação inspirado também nas divindades saudadas no dia do evento.

Nanã, orixá mais antiga e criadora do mundo, representa a criação do mundo e a memória ancestral dos povos. É também a mãe dos orixás Iroko, Oxumaré e Obaluaiê. Muito conhecido na arte e na música, Oxalá é um orixá masculino, símbolo da totalidade e do poder criador dos homens. A cor atribuída a ele é branco e o dia de Oxalá é sexta-feira.

Como mestres de cerimônia a dupla Sharylaine Bakhita e James Lino, ambos também cantores e compositores que prestigiam e difundem expressões culturais e artísticas do povo brasileiro.

Agentes da cultura

O coletivo Ajayô  tem como objetivo difundir a cultura e a memória do nosso povo. Seguindo nessa direção, o projeto Ajayô Samba do Monte foi contemplado pela 1a edição do Programa de Fomento à Cultura de Periferia do Município de São Paulo em 2016.

O Samba do Monte é uma celebração, é uma comunidade cultural dentro da comunidade do bairro do Jardim Monte Azul, na capital de São Paulo. Tem o compromisso de resgatar, apresentar e multiplicar atividades culturais do povo brasileiro. Em 2018 completa 10 anos de existência e resistência.

Venha conhecer as iniciativas periféricas que trazem cultura, memória e articulação em rede na zona sul! O Coletivo Ajayô conta com o apoio dos parceiros Samba em Rede, Desenrola e Não Me Enrola, El Choq ProduçõesAssociação Comunitária Monte Azul, Agência Solano Trindade e CDHEP.

Patrocínio: Diversidade Cultural e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Este  projeto foi contemplado pela 1a edição do Programa Fomento à Cultura das Periferias.

Evento gratuito e ao ar livre. Classificação Indicativa: livre para todas as idades.

#sambemrede #sambaemsp #sambanasperiferias #sãopaulo #samba #ajayosambadomonte #sambadomonte10anos #culturaafro #cultura #produção #agsolanotrindade #festivalpercurso2018 #dejardimajardim #omaiorterreirodomundo #FomentoCulturadaPeriferiaEd1

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *