Aparelha Luzia exibe Libertem Angela Davis + Debate sobre Rafael Braga

Loading Map....

Data / Hora
Date(s) - 18/07/2017
12:00 am

Localização
Aparelha Luzia

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


Aparelha Luzia
:::REcebe:::::
Filme “Free Angela”, de Shola Lynch.
+Conversa com Rose Barboza e Isabel Shiguemi

O que a campanha “Libertem Angela Davis” diz sobre “Libertem Rafael Braga”

A seletividade racista do sistema penal é uma realidade histórica não só brasileira mas também de outros países, como os Estados Unidos. Uma das histórias emblemáticas de lá foi a prisão e julgamento de Angela Davis, ativista que fez parte dos Black Panthers (Panteras Negras). À época, o caso mobilizou uma ampla campanha popular pela sua libertação, com o entendimento de que a prisão de Angela exemplificava a história de [email protected] [email protected] [email protected], sistematicamente marginalizados de diversas formas pelo sistema, sendo a prisão e processamento injustos algumas dessas formas.

Rafael Braga, com a história de sua prisão e 2 condenações injustas se tornou, há cerca de 4 anos, o caso brasileiro emblemático da mesma seletividade sistemática que é parte da História do Brasil e também da História dos Etados Unidos. Desde a prisão de Rafael, em 2013, por porte de Pinho Sol, e posteriormente, em 2016, criminalizado por um flagrante forjado no contexto da guerra às drogas, um número cada vez maior de cidadãs e cidadãos tem se juntado à campanha por sua libertação, no Brasil e fora do país. Tem crescido a percepção e o entendimento de que Rafael Braga representa milhares de pessoas cujos processos criminais, quando analisados, revelam absurdos que só podem ser compreendidos à luz da realidade de sistematização da criminalização de [email protected] e outras populações historicamente marginalizadas.

Nesta noite assistiremos ao filme “Free Angela” (Libertem Angela), de Shola Lynch, e conversaremos sobre a campanha popular retratada no filme, bem como sobre a campanha atual pela liberdade de Rafael Braga.

Rose Barboza puxa nossa roda de conversa. Ela é doutoranda em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, pesquisa o caso de Rafael Braga e apoia a campanha pela sua liberdade há cerca de 4 anos e milita junto a movimentos feministas às pessoas em situação de rua.

Um pouco sobre o trabalho de Rose (juntamente com Viviane Resende, da UnB): http://diplomatique.org.br/e-preciso-falar-de-rafael-braga-vieira/

https://www.youtube.com/watch?v=h0sIxSW-cXA

#aparelhaluzia
#Liberdadepararafaelbraga
#reajaouseramorta
#reajaouseramorto

Comentários

comentários

Junior Rocha

Preto, amante de tecnologia, política, cultura e cerveja. Fundador da Agenda Preta e de outros projetos que ainda não existem.

Comente