Casa das Rosas comemora 40 anos da série Cadernos Negros

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 20/11/2017
4:30 pm - 6:00 pm

Localização
Casa das Rosas

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


Museu na Paulista comemora os 40 anos da série Cadernos Negros, importante veículo da produção literária afro-brasileira

Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação do país. Por ocasião da data, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos , instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, realiza atividade para lembrar e homenagear as lutas e conquistas dos negros.

A Casa das Rosas comemora os 40 anos de publicação da série Cadernos Negros, importante veículo da produção literária afro-brasileira. O evento conta com uma mesa de debate e uma performance baseada nos textos do grupo, e será no dia 20 de novembro, segunda-feira, às 16h30.

O primeiro volume da série Cadernos Negros é de 1978. Os poetas da antologia deram voz à população negra em sua luta contra a desigualdade racial e social e incentivaram uma visão crítica sobre a imagem do negro no Brasil. O primeiro volume da série contava com os poetas Henrique Cunha Jr., Angela Lopes Galvão, Eduardo de Oliveira, Hugo Ferreira, Celinha, Jamu Minka, Oswaldo de Camargo e Luiz Silva (Cuti). Sua publicação foi motivada, principalmente, pelas lutas por liberdade na África, na década de 1970, levando à independência diversos países africanos da língua portuguesa.

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *