Caso Rafael Braga: Seletividade Penal e Encarceramento em Massa

Loading Map....

Data / Hora
Date(s) - 06/06/2017
6:30 pm - 10:00 pm

Localização
Mackenzie 1870

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


 

A seletividade penal e o encarceramento em massa ocorrem de forma eficaz no sistema carcerário brasileiro, os presos têm perfil historicamente construídos: são negros e, em sua maioria, periféricos – que terão suas vidas redefinidas, nos mais diversos âmbitos de seu convívio social, a partir do momento em que ingressarem no sistema penitenciário do país. O caso do Rafael Braga não é exceção, é regra.
A estrutura que de maneira sistemática produz a exclusão social, degradação psicológica, e o encarceramento de pessoas negras, impossibilita o acesso aos Direitos Fundamentais e o alcance de uma boa qualidade de vida para essas pessoas. O debate propõe correlacionar o caso RAFAEL BRAGA com essa realidade que aflige pessoas negras em todo território nacional.
A sociedade civil precisa se atentar a essas questões. Não é admissível que em um Estado Democrático de Direito haja um verdadeiro genocídio do povo negro e isso não seja se quer discutido e é com esse propósito que decidimos produzir o evento e convidamos todos para participarem do debate que contará com grandes nomes que pautam o tema na atualidade.

Venham somar conosco!

AUDITÓRIO: Chamberlain

CONVIDADOS:

Silvio Almeida
Pós-doutor pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Político e Econômico e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade São Judas Tadeu. Presidente do Instituto Luiz Gama (SP).

Humberto Barrionuevo Fabretti
Mestre e Doutorando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Direito Penal, Criminologia e Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Penal de Direito Internacional (AIDP). Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Tamires Gomes Sampaio
Advogada, formou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, aprovada com nota máxima no seu trabalho de conclusão de curso que versa sobre o genocídio da população jovem negra. Vice-presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE e compõe o Comitê Contra o Genocídio da juventude pobre preta e periférica, além de ter contribuído com a formação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Cotas para as Universidades Estaduais de São Paulo.

E MAIS:
O evento integra a Campanha #30DiasPorRafaelBraga. Clique aqui para verificar mais informações e os demais eventos que ocorrerão no mês de junho/2017:
https://www.facebook.com/30-Dias-Por-Rafael-Braga-303631500060418/

http://30diasrafaelbraga.com.br/

O evento conta com a colaboração do Centro Acadêmico João Mendes Jr.

A ilustração da capa é de autoria de Markus Cezarie.

Comentários

comentários

Bruna Salles

Mulher Preta de duas cabeças. Na de dar Assistência ao Social, me encantei pela Articulação Cultural e cá estamos: Co-Fundadora e Coordenadora de Comunicação da Agenda Preta.

Comente