Com mescla de baião funkeado e xaxado, Caiçara lança EP ‘Folguedo Urbano’

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 05/11/2017
4:00 pm - 6:00 pm

Localização
Sesc Bauru

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


“É a cena de um pernambucano chegando no frio de São Paulo e entendendo como a coisa funciona”, resume Frederico de Arruda Santos, o Caiçara, ao falar sobre o EP Folguedo Urbano, o segundo da trilogia Efeito in Casa, que será lançado no próximo dia 05 de novembro no Sesc Bauru. A entrada é gratuita.

O álbum foi gravado durante o período de um ano e meio em que ele viveu no bairro da Lapa, em São Paulo. Todas as vozes e a maior parte dos instrumentos foram gravados no porão da casa, a fim de preservar a simplicidade e a concepção original da composição. O nome Caiçara é derivado da infância do músico nas praias do litoral sul de Pernambuco.

EP “Folguedo Urbano” é parte de trilogia. A primeira chama “Afrika” (foto: Marcelo Soares)

“O Folguedo Urbano tem raiz e ao mesmo tempo tem uma pegada pop, o que é bastante interesse de se escutar. É uma leitura urbana, dialoga com todo mundo e ao mesmo tempo tem a sonoridade do folguedo, do brincante, do colorido, do sotaque, destacando o ato de se fazer em casa, daí o conceito do nome também ”, cita o Caiçara.

O álbum mescla o cotidiano paulistano com a bagagem cultural de uma vida inteira em Pernambuco. A primeira faixa, Orixás, é uma ligação com o primeiro EP, o Afrika, que traz mais elementos do candomblé.  As demais faixas têm mais ligação com o baião, o xote, o xaxado e coco, com instrumentos como triângulo e zabumba.  O disco traz também a canção Domingo, sobre o frio de São Paulo e com a sonoridade que passeia entre o reggae e o xote. Já as faixas Mercado e Tempero, tratam-se de baião funkeado, cujos sons foram captados em uma feira próxima a casa em que Caiçara viveu na capital paulista.

A produção musical do disco é assinada por Sonic Junior, a fonográfica e executiva é da A Gravina Produção. O disco está disponível em www.caicaraefeitoincasa.com e também em todas as plataformas digitais.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *