Fábrica de Cultura Capão Redondo apresenta o espetáculo Vênus Negra

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 20/03/2018
7:00 pm - 9:00 pm

Localização
Fábrica de Cultura Capão Redondo

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


A peça faz um resgate histórico e social da cultura negra no dia 22 de março

No mês de março, a Fábrica de Cultura Capão Redondo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, preparou uma atividade especial e gratuita que busca resgatar diversos aspectos da cultura africana.

No dia 20 de março, terça-feira, das 19h às 21h, o espetáculo Vênus Negra – Um Manual de Como Engolir o Mundo homenageia Saartjie Baartman, mulher africana que, há dois séculos, foi exibida em uma jaula na Europa por ser negra e ter proporções corporais diferentes das mulheres brancas. A proposta da peça é retratar as “Vênus Negras” de hoje e também as do futuro, a fim de denunciar o que aconteceu com Saartjie e trazer essa questão para o contexto social atual.

Os personagens do espetáculo estão em constante afirmação e protesto, e seus corpos demarcam espaços simbólicos e geográficos: são mulheres negras e gordas em posição de afronta, como pontas de lança que sangram, mas deixam marcas fincadas na terra; mulheres que engolem o mundo e os resquícios da perversidade humana; mulheres com corpos que representam resistência e a arte da dança. A peça é aberta ao público maior de 12 anos.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *