Festival Palmares de Cinema acontece na Zona Leste

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 04/03/2016 - 06/03/2016
7:00 pm - 5:00 pm

Localização
Fabrica De Cultura Vila Curuçá

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


11062340_1695949500694129_3576129360121481769_o

Chegamos à 3ª edição do Fepalcine, o Festival Palmares de Cinema, realizado na Zona Leste de São Paulo, e que apresenta filmes que dialogam com a periferia da região.

O objetivo do festival é estimular os participantes a investigar e conhecer as histórias e origens de sua região, a partir da observação e compreensão do contexto social em que estão inseridos.

O Fepalcine é dividido em quatro categorias que contarão com curadorias de representações importantes da periferia:

.: Em África: as produções deste tema foram realizadas no continente africano. O curador será Gerson Brandão, que atua 15 anos nas questões raciais e de juventude. Foi membro do Coletivo Griots e atuou como pesquisador da cultura negra.

.: Na quebrada: as produções serão com foco nas periferias do Brasil e do mundo. Com curadoria de Akins Kintê, poeta, escritor, cineasta e arte-educador e organizador do Sarau no Kintal.

.: ZL em Movimento: produções ambientadas na Zona Leste da cidade de São Paulo. Essa categoria apresentará alguns filmes exibidos nas edições anteriores. Com curadoria de Paulo Camargo, professor, escritor, cineasta e dramaturgo. Atuou em diversos filmes nacionais e produziu os longas “Rua Dois”, premiado no festival de 2015, e “Jaguaporeruba”.

.: Adélia Sampaio: as produções aqui vão reproduzir as questões étnico-raciais enfrentadas pela comunidade negra no Brasil em especial com recorte de gênero, seja pelo conteúdo ou por terem sido dirigidas e/ou roteirizadas por mulheres negras. O nome da categoria é uma homenagem à primeira mulher negra a se tornar diretora. A curadoria é de Renata Martins, cineasta, dirigiu e roteirizou o curta metragem “Aquém das Nuvens”, exibido em mais de dez países e premiado no Festival Unasur, na Argentina, e no Concurso TalTV (Televisão da América Latina). É uma das roteiristas da premiada série “Pedro & Bianca”, ganhadora do Emmy Internacional Kids Awards 2013, na categoria Melhor Série Infanto Juvenil, e do Prix Jeunesse Iberoamericano 2013 e Internacional em 2014 na categoria “ficção para o público de 12 a 15 anos”. Criou o projeto “Empoderadas”, websérie documental voltada à valorização das mulheres negras, que foi listado pelo Think Olga como um dos projetos mais inspiradores de 2015.

SERVIÇO
Fepalcine – Festival Palmares de Cinema
Abertura: Dia 4/03, às 19h, no Teatro do CEU Vila Curuçá, na Av. Marechal Tito, 3452, Itaim Paulista.
Demais atividades: Dias 5 e 6 de março de 2016, das 12h às 17h, no Teatro da Fábrica de Cultura de Vila Curuçá, na Rua Pedra Dourada, 65, no Jardim Robru. O espaço fica na Rua Pedra Dourada, 65, Jardim Robru. A abertura acontece no dia 4 de março, com mesa de debate com os curadores, no CEU Curuçá.

QUEM FAZ – O Fepalcine é produzudo pela Associação Cultural Poder Negro, que atua em Ermelino Mattarazo, bairro da Zona Leste de São Paulo, capital, desde os anos 90, oferecendo diversas atividades culturais a crianças e jovens da região. Entre estas iniciativas, estava a produção de vídeos que contassem a história de pessoas e famílias do entorno, o que proporcionou que estas pessoas se olhassem, se vissem e se percebessem.

Maiores informaçõeshttp://fepalcine.org/

Comentários

comentários

Junior Rocha

Preto, amante de tecnologia, política, cultura e cerveja. Fundador da Agenda Preta e de outros projetos que ainda não existem.