III Xaxará • Congo em Festa | na Força de Oyá

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 17/08/2019 - 18/08/2019
5:00 pm - 12:00 am

Localização
CITA (Cantinho de Integração de Todas as Artes)

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


•III Xaxará · Congo em Festa | na Força de Oyá•

 

Evento Gratuito.

Por: Manuela Rocha

Neste ano de 2019, o grupo Maracatu Ouro do Congo realizará o III Xaxará · Congo em Festa · em comemoração aos nossos nove anos de (r)existência.

Em alusão ao número nove, neste festejo será reverenciada a força feminina por meio da homenagem a Oyá, orixá feminino que compõe o panteão do candomblé nagô.

Oyá é “senhora dos nove mundos”, “senhora dos ventos”, “mulher búfalo”, “senhora dos raios”, “rainha dos eguns”; É Iansã, é Iyámesàn “a mãe transformada em nove”. Em nações de origem bantu corresponde ao inquice matamba. No maracatu nação (de baque virado), Oyá é a rainha, esposa de Xangô – que é o rei.

A figura da rainha no maracatu nação é o que ficou das antigas coroações das “rainhas do Congo” no Brasil do período colonial, possivelmente uma ressignificação de Nzinga Mbandi (a rainha Jinga), que por sua vez, em meados do século XVII na região de Angola governou um reino denominado Matamba.

Segundo alguns itãs, quando Obaluaiê foi rejeitado devido a suas feridas causadas pela varíola, foi Oyá quem as transformou em pipocas, nascendo uma harmonia, uma amizade, onde Obaluaiê a ensinou a lidar com a morte.

Quando Oyá dança, movimentando seus braços, segurando seu eruexim, produz seus ventos, que tem o poder de dissipar os eguns, encaminhando-os para o mundo dos mortos.

Deste modo, no III Xaxará · Congo em Festa · celebraremos nossos nove anos de (r)existência sob a proteção de nosso orixá regente – Obaluaiê – que com seu xaxará trás a cura, nos cobrindo com amor e suas palhas, em harmonia com Oyá, que afasta tudo aquilo que está morto e já não nos pertence mais; Junto a proteção das pretas e pretos velhos da linha do Congo, que são o verdadeiro ouro.
Epa heyi, Oyá!
Atotô Obaluaiê!
Asè.

Arte by: @simonteiro

#IIIXaxaracongoemfesta #maracatuourodocongo #epaheyioya #atotoobaluaie #espacocita #saravapretosvelhos

 

+ informações no evento do Facebook.

Comentários

comentários

Bruna Salles

Mulher Preta de duas cabeças. Na de dar Assistência ao Social, me encantei pela Articulação Cultural e cá estamos: Co-Fundadora e Coordenadora de Comunicação da Agenda Preta.

Comente