“Lá na laje: clube do livro sem livros” e convida poetas best-sellers para primeira edição no Sesc Pompeia

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 21/03/2018
7:30 pm - 9:00 pm

Categorias

Colabore com a Agenda Preta

O Sesc Pompeia promove a primeira edição do projeto “Lá na laje: clube do livro sem livro”, no dia 21 de março, às 19h30. Com curadoria compartilhada entre a jornalista Jéssica Balbino e o núcleo socioeducativo do Sesc Pompeia, o encontro conta com os convidados Pedro Gabriel e Ryane Leão, que participam da mesa “Do balcão do bar aos muros: tinha uma rede social no meio”.

O projeto é um convite ao diálogo com os autores da cena literária independente, que iniciaram sua escrita fora das páginas do livro impresso. Seja na internet, no guardanapo de papel, no slam, sarau ou nas intervenções urbanas. “Abrimos um diálogo sobre a escrita contemporânea e os caminhos que ela percorre”, explica o Sesc Pompeia.

Ryane Leão, poeta preta, é uma das convidadas do encontro (foto:Marcos Alves / Agência O Globo)

Neste primeiro encontro, os poetas Ryane Leão, do projeto “Onde Jazz Meu Coração” e autora do livro “Tudo nela brilha e queima”, e Pedro Gabriel, do projeto Eu Me Chamo Antônio e autor de três volumes de mesmo nome, falam sobre seus processos criativos e as etapas que percorreram até terem suas obras publicadas.

“Estou muito feliz em poder partilhar a curadoria desta programação. Quando pensamos nos convidados, optamos por estimular encontros que ainda não aconteceram, com escritores do cotidiano, que desenvolvem trabalhos interligados e que se completam, mas que ainda não se cruzaram fora da internet. A ideia é fazer algo inédito, com conteúdo e que mostre que a literatura não precisa, necessariamente, estar num livro, numa biblioteca convencional, numa academia de letras. Ela está no cotidiano, onde esbarramos e interagimos com ela”, diz a curadora Jéssica Balbino, que também vai mediar os bate-papos.

 

Conheça os convidados da primeira edição:

Ryane Leão

Mulher negra, poeta e professora, criadora do projeto “Onde Jazz Meu Coração“, com mais de 150 mil seguidores nas redes sociais. “Tudo Nela Brilha e Queima” é seu primeiro livro publicado e foi lançado no segundo semestre de 2017.

Pedro Gabriel

Nascido no Chade, chegou ao Brasil aos 12 anos de idade. A partir da dificuldade na adaptação ao idioma, Pedro desenvolveu talento e sensibilidade raros para brincar com as letras. É autor do livro “Eu me chamo Antonio”, mesmo título de seu trabalho nas redes sociais, com 1 milhão de seguidores.

Jéssica Balbino

É jornalista, pesquisadora, mestre em comunicação pela Unicamp e dirigiu o documentário ‘Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica’. É editora do blog Margens e autora dos livros “Traficando Conhecimento” e “Hip-Hop: A Cultura Marginal”. 

Outros encontros

O clube Lá na Laje vai acontecer na terceira semana de cada mês, todas às quartas-feiras, durante março, abril, maio e junho. Já estão confirmadas as presenças de Lâmia Brito e Giovanna Lima, na mesa de abril, que vai debater “Literatura nos muros da cidade: obra permanente e a céu aberto”. Em maio, os convidados são a poeta Jô Freitas e o escritor Jessé Andarilho. Ambos vão falar sobre “Narrativas literárias: precisamos mesmo de livro impresso?”. Já no encontro do mês de junho, o tema será “Entrelinhas: no tecido, nos muros e na música, uma literatura viva”, com a artista Karen Dolorez e o grupo de rap Santa Mala, da Bolívia.

 

SERVIÇO:

Lá na Laje: clube do livro sem livros

21 de março de 2018, quarta-feira, às 19h30 (lançamento do projeto)

Nas lajes de leitura da Biblioteca do Sesc Pompeia

Grátis. Classificação indicativa: livre.

Mais informações: http://bit.ly/LanaLaje

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *