Lançamento da Coleção Con_textura Negra

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 11/06/2016
4:00 pm - 10:00 pm

Localização
InaLivros

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


13301322_1074937599245754_7506719529022748024_o

Ciclo Contínuo Editorial convida para o lançamento da Coleção Con_textura Negra – Ciclo Contínuo Editorial.

A Iná Livros vai sediar, dia 11 de junho (sábado), a partir das 16h, o lançamento da “Coleção Con_textura Negra”, editada pela Ciclo Contínuo Editorial. A coleção é composta por ensaios e visa divulgar pesquisas sobre a cultura e memória negro-brasileiras.

Os autores, Angela Teodoro Grillo e Oswaldo de Camargo, estarão presentes para um bate-papo, autografando os livros “Sambas Insonhados – o negro na perspectiva de Mário de Andrade” e “Lino Guedes – seu tempo e seu perfil”.
Você não pode faltar!

*Sobre os Livros e autores

Sambas Insonhados – O Negro na Perspectiva de Mário de Andrade | Angela Teodoro Grillo

“O conjunto da obra, ensaística, poética e ficcional, do escritor mestiço Mário de Andrade tem como unidade a busca da compreensão da entidade brasileira. Nesse universo, ao negro é dedicado uma importante parcela, um aspecto pouco abordado pela crítica marioandradiana. O presente livro apresenta o ensaísta, estudioso do preconceito de cor no Brasil, bem como o Diretor do Departamento de Cultura da Municipalidade de São Paulo, que vislumbra, junto com as Associações Negras paulistanas, uma grandiosa comemoração do Cinquentenário da Abolição, em nível municipal e federal, barrada pelas autoridades da épocas Planos que puderam ser atualmente reconstituídos a partir de pesquisas em seu arquivo (IEB-USP).”

*Angela Teodoro Grillo é doutora e mestre em Letras pela Universidade de São Paulo. Dedica-se ao estudo da representação do negro na obra de Mário de Andrade, trabalho que resultou na tese O losango negro na poesia de Mário de Andrade (2015) e na dissertação Processo de criação do manuscrito Preto (2010), ambos na área de Literatura Brasileira. Tem artigos publicados e participação em congressos científicos nacionais e internacionais.

**Lino Guedes – Seu Tempo e seu perfil

“Apesar de ter escrito também prosa, havendo registro dos livros Luiz Gama e sua Individualidade Literária, Black e Ressurreição Negra, quando se lê ou se estuda Lino Guedes, verifica-se que se encontra na sua produção poética a razão maior, e decisiva, de sua permanência nas letras brasileiras. De fato, é neste campo que ele, como escritor, alcançou ser testemunha de seu tempo, merecendo ainda hoje estudos e citações numerosas. E esse tempo de escrever poesia se passa em São Paulo, sendo um período longo de criação, que vai dos anos de 1920 a 1950, interrompido com sua morte, em 1951.”

**Oswaldo de Camargo (Bragança Paulista, 1936) é jornalista, com carreira de revisor no jornal O Estado de S. Paulo e Imprensa Oficial.
Ativista da cultura afro-brasileira, participou de Associações e Imprensa Negras da segunda metade do século XX e foi um dos fundadores do Grupo Quilombhoje, coletivo de autores voltados para publicação, discussão e divulgação da Literatura negra em nosso país.
Como escritor, contam-se entre alguns de seus livros O Negro Escrito- Apontamentos sobre a Presença do Negro na Literatura Brasileira (estudos literários); O Carro do Êxito (contos); O Estranho (poemas) A Descoberta do Frio (novela); Oboé (novela).
Em outubro de 2015, foi outorgado o Título de Cidadão Paulistano a Oswaldo de Camargo, em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo.
É conselheiro do Museu Afro Brasil, em São Paulo

Serviço | Ciclo Contínuo Editorial
Parceiros | Iná Livros
Patrocínio | VAI/SMC – SP

Livraria Iná Livros
11.06 Sábado – 16h
Rua Brigadeiro Galvão, 694
Barra Funda – SP
Próximo ao metrô Marechal Deodoro

Comentários

comentários

Junior Rocha

Preto, amante de tecnologia, política, cultura e cerveja. Fundador da Agenda Preta e de outros projetos que ainda não existem.

Comente