Lançamento livro “Zumbi assombra quem?”

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 03/10/2017
7:00 pm - 10:00 pm

Localização
Ação Educativa

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


No dia 3 de outubro, terça-feira, às 19h, o escritor e historiador Allan da Rosa lança, na Ação Educativa, região central da cidade São Paulo, a segunda obra infantojuvenil e nono livro de sua carreira. Publicada pela Editora Nós, ‘Zumbi assombra quem?’ traz estalos, dúvidas e descobertas de Candê, um menino curioso sobre a africanidade que leva em seus poros, cabelos e passos. Unindo questões raciais e de classes, mergulhando em ancestralidade e infância, o título chega ao público nas vésperas do Dia das Crianças e próximo ao mês da Consciência Negra.

Zumbi é um tipo de monstro fedorento caindo aos pedaços ou um guerreiro pensante que mora nos vãos da terra? A pergunta que martela a cabeça do garoto direciona diálogos com o seu Tio Prabin, com a sua Mãe Manta e, em sonhos e lembranças, com a sua Vó Cota Irene, todos moradores de um bairro periférico. O enredo flui com personagens inusitados e cenários que vão de quintais a botecos. Pelos seus olhos de menino, surgem os mistérios, alegrias e medos de Zumbi ao lidar com questões que desafiam seu povo há séculos.

O livro abre horizontes sobre a história do Brasil, a paternidade, o cotidiano de uma família negra e periférica e o impacto do racismo no dia a dia, como o genocídio da sua juventude e a violência policial. Entre os vários elementos que inspiraram o processo criativo do autor, ser pai e ter desenvolvido o hábito de ler com e para seu filho, Daruê, hoje com 10 anos, foi uma das principais influências. Segundo o escritor, na concepção da obra, pensou nas mãos, íris e ouvidos das pessoas que terão contato com o livro. “Eu tenho o sonho de que as pessoas mais velhas leiam ‘Zumbi assombra quem?’ em voz alta e com a sua molecada e seus coroas, porque não há intimidade maior do que ler junto”, disse Da Rosa.

***
Lançamento do livro “Zumbi Assombra quem?”, de Allan da Rosa

Ilustrações de Edson Ikê
Editora Nós
Dia 3 de outubro, das 19h às 22h
Ação Educativa
Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo

***

Atrações musicais:
– Bloco Afro Ilu Inã (Afoxé)
– Conde Favela Sexteto (Jazz)
– Coentro Rosa (Quinteto que compõe músicas sobre os contos e prosas do autor: Renato Gama e Mariana Per (Nhocuné Soul e 3 Áfricas), Melvin Santana (Os Opalas e Boogie Naipe), Adriana Moreira (Cordão da Fuleragem e Camisa Verde e Branco) e Allan da Rosa.

Comentários

comentários

Junior Rocha

Preto, amante de tecnologia, política, cultura e cerveja. Fundador da Agenda Preta e de outros projetos que ainda não existem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *