Márcio Farias lança seu livro “Clóvis Moura e o Brasil” no Armazém do Campo

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 19/09/2019
6:00 pm - 10:00 pm

Localização
Armazem do Campo

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


Clovis Moura e o Brasil

Lançamento: livro Clóvis Moura e o Brasil, de Márcio Farias, pela Editora Dandara.

Bate-papo com o autor e os convidados:

Eliana Pereira Silva – Assistente Social, doutoranda do Programa de Pós Graduação Serviço Social PUC/SP.

Rafael Domingos Oliveira – Historiador, doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo.

Weber Lopes – Doutorando em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC e professor da Faculdade de Mauá

Resumo do livro:

Este livro é um ensaio crítico elaborado pelo professor, pesquisador e ativista do movimento negro Márcio Farias, que apresenta um panorama sobre a extensa obra do intelectual piauiense Clóvis Steiger de Assis Moura que tem uma contribuição ímpar para pensar a constituição da sociedade brasileira.

Desde de Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas (1959) até o Dicionário da escravidão negra no Brasil (2004), Clóvis Moura construiu uma densa e vasta produção teórica que coloca as negras e negros como sujeitos ativos na dinâmica da sociedade brasileira.

Neste sentido, o texto de Márcio Farias é uma excelente contribuição para a introdução no pensamento de Clóvis Moura, trazendo interpretações singulares que evidenciam a relevância de Moura para pensar o Brasil e instigar a leitura de suas obras.

Sobre o autor:

Márcio Farias é professor, pesquisador, graduado em psicologia pelo Mackenzie, mestre e doutorando em Psicologia Social na PUC-SP. Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Institucional do MuseuAfroBrasil. Professor convidado do Celacc (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação) Eca/ USP. Membro do colegiado do Instituto Amma Psique e Negritude. Organizou o livro “Violência e Sociedade: Racismo como Estruturante da Sociedade e da Subjetividade do Povo Brasileiro”, lançado pela Editora Escuta. Em pesquisa, desenvolve estudos sobre pensamento social latinoamericano e relações raciais; questão racial e lutas de classes na América Latina; trabalhadores imigrantes negros em São Paulo e Buenos Aires.

Comentários

comentários

Junior Rocha

Preto, amante de tecnologia, política, cultura e cerveja. Fundador da Agenda Preta e de outros projetos que ainda não existem.

Comente