O que é empoderamento e interseccionalidade? Feminismos Plurais

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 17/10/2018
7:30 pm - 9:30 pm

Localização
Aparelha Luzia

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


 

Organizado por Djamila Ribeiro, o projeto Feminismos Plurais reconhece a importância da multiplicidade de vozes e, rompendo silêncios, aborda perspectivas dos feminismos, tendo como pilar principal mulheres negras e indígenas e homens negros como sujeitos políticos.

Na edição de outubro, Joice Berth e Carla Akotirene Santos se encontram para discutir os termos empoderamento e interseccionalidade.

O que é empoderamento? Joice Berth
Como mulheres de periferia, é importante falar o que entendemos como empoderamento a partir de nossas vivências. Não encontramos em nenhuma discussão produzida pelo movimento feminista branco uma possibilidade de construção de nossa identidade. Nossa discussão é no sentido da busca que fortalece o grupo na caminhada dentro de uma sociedade desigual, racista, machista, preconceituosa. Empoderar o coletivo leva à conscientização, união e à transformação das pessoas e da comunidade. Especificamente nós, mulheres periféricas, buscamos estratégias sempre criativas de superar a desigualdade, o machismo, a violência e a maneira como a sociedade nos vê e reage diante de nossas lutas.

O que é interseccionalidade? Carla Akotirene
Em seu livro homônimo, a autora baiana atravessa o Atlântico, propondo uma encr

Comentários

comentários

Bruna Salles

Mulher Preta de duas cabeças. Na de dar Assistência ao Social, me encantei pela Articulação Cultural e cá estamos: Co-Fundadora e Coordenadora de Comunicação da Agenda Preta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *