Orixás & Pretagogias – A Espiritualidade é a Chave (SP)

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 28/04/2019
3:30 pm - 6:30 pm

Categorias Não Categorias

Colabore com a Agenda Preta

Um dos maiores problemas da militância hoje é ter nossos movimentos, teorias, necessidades, até mesmo discussões sendo gerenciados por uma outra espiritualidade, operando sob uma espiritualidade alheia. Porque a espiritualidade é produtora de subjetividades. Ela é como um sistema operacional. E todo aplicativo precisa do sistema operacional adequado para rodar, pra ter bom desempenho. Aplicativo preto rodando em sistema operacional branco trava. E quanto mais preto o aplicativo, mais trava, mais seu desempenho será comprometido. Operar em cima de uma espiritualidade preta é a chave para evitarmos muitas confusões e potencializar nossas ações.

Também é fundamental para a militância entender que a inteligência/consciência intelectual, dentro da qual desenvolvemos o saber, deve caminhar junto com a inteligência/consciência espiritual, dentro da qual desenvolvemos nossa sabedoria. É preciso entender que o saber se subscreve ao âmbito intelectual. Já sabedoria é algo de ordem espiritual. Intelectualidade e espiritualidade, saber e sabedoria, devem caminhar junto. O saber não é nada sem sabedoria. E é preciso muita sabedoria para lidar com alguns saberes, não? Porque dependendo do saber, se você não estiver bem embasado espiritualmente, é melhor nem saber. Só vai te fazer mal. É essa a raiz de muitos atravessamentos, de pessoas falando que a militância adoece. Adoece mesmo! Mas adoece quem cuida do desenvolvimento intelectual e se faz displicente em relação ao espiritual.

A espiritualidade guarda todas as respostas para as situações em que a gente se embola. Inclusive, por meio dela, vamos responder o porquê de sabermos tanto e realizarmos tão pouco. É falta de axé. Axé é justamente o poder de realização. O povo tá carecendo disso. Carecendo de axé. É no axé que vemos mesmo quem é e quem não é. É na ligação entre saber e sabedoria, intelectualidade e espiritualidade, quem vemos quem é quem. É no axé que tá a chave. A resposta está na espiritualidade.

Nessa edição trataremos do tema “A Espiritualidade para Educação de Crianças Negras”. Educar as crianças (ou não deseducá-las) é a nossa verdadeira educação de base. E quem acompanhou o Orixás & Pretagogias até agora, que vinha centrado no tema “A Espiritualidade é a Chave”, tá ligado no quanto é importante, para a nossa emancipação, a esfera da espiritualidade. É aí que tá a chave.

Axé pá nóis e fé nas crianças!!

Comentários

comentários

Junior Rocha

Preto, amante de tecnologia, política, cultura e cerveja. Fundador da Agenda Preta e de outros projetos que ainda não existem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *