Pé no Chão: divindades, danças e gastronomia do Candomblé

Loading Map....

Data / Hora
Date(s) - 10/06/2017
9:00 am - 1:30 pm

Localização
Grupo Nzinga

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


 

Conheça e vivencie o Candomble através de suas divindades, danças e sabores.

O Instituto Nzinga de Capoeira Angola e tradições educativas Banto no Brasil apresenta o evento Pé no Chão: divindades, danças e sabores do Condomblé. Participe de uma imersão com Taata Mutá Imê, sacerdote da Casa dos Olhos do Tempo que fala da Nação Angolão Paquetan, em Salvador. Vivencie três aspectos do candomblé: seus inkisees (ou orixás), suas danças e sua gastronomia.

O evento é voltado para educadores, dançarinos e público em geral. Bate Papo sobre o candomblé e suas linhagens, com foco na Nação Angola, aula de Dança dos Inkisses (dança dos Orixás), e aula-oficina de gastronomia.

Sábado, 10/5
09:00 – Recepção
09:30 – Bate-Papo – Os inkisses e seus arquétipos
12:30 – Intervalo para almoço
14:00 – Dança Pé no Chão: aula de dança dos inkisses
17:30 – Encerramento

Domingo, 11/5
09:30 – Aula-oficina sobre gastronomia do candomblé
12:30 – Almoço (com alimentos preparados durante oficina)
13:30 – Encerramento

Taata Kwa Nkisi Mutá Imê, é um dos grandes bakulos, responsável pela transmissão, através das gerações, do conhecimento e tradições na nação Angolão Paquetan e responsável pela conscientização da identidade Bantu e pelo aprofundamento da filosofia do Candomblé da Nação Angola.

Começou também a dar aulas de dança baseado em seu aprendizado e experiência dentro do terreiro com a coreografia mitológica dos Inkises da nação Bantu-Kongo (Bakongo), trabalhando a dança como forma de transformação e desenvolvimento espiritual. A dança, a partir do ponto de vista de Mutá Imê, é uma forma de movimentar energias e trazer benefícios para a saúde e espirito dos participantes e propicia o encontro com as tradições bantu.

Taata Mutá é conhecido em São Paulo por suas aulas de Dança dos Inkisses, Voduns e Caboclos, sempre recheadas de falas sobre as divindades e outras histórias do candomblé. Dessa vez, organizamos uma imersão onde estes aspectos possam ser conversados com o devido tempo que exigem.

Participe da imersão com todas as atividades, ou participe das atividades de forma avulsa. Garanta sua inscrição aqui: https://www.sympla.com.br/candomble-de-angola-divindades-dancas-e-gastronomia__148462

Comentários

comentários

Bruna Salles

Mulher Preta de duas cabeças. Na de dar Assistência ao Social, me encantei pela Articulação Cultural e cá estamos: Co-Fundadora e Coordenadora de Comunicação da Agenda Preta.

Comente