Psicologia e o enfrentamento ao Racismo.

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 16/07/2016
9:30 am - 5:00 pm

Localização
Universidade Federal do ABC

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


Corpo da mensagem: O racismo na sociedade brasileira tem sido denunciado pelos movimentos negros, pelas pessoas negras, pesquisadoras/es e intelectuais antirracistas em diversas áreas como esporte, educação, produções artísticas, política, saúde dentre outras.

Psicologia e o enfrentamento ao Racismo.

A Psicologia enquanto ciência e profissão tem o enfrentamento ao racismo regulamentado desde 2002, na forma da resolução CFP 018/02 segundo a qual as/os profissionais devem contribuir com seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo, além disso, as/os psicólogas/os devem respeitar uma série de normas de atuação relacionadas ao preconceito e à discriminação racial, baseadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Convenção Internacional Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, na Constituição Federal e em leis nacionais e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, considerando que o preconceito racial humilha e a humilhação social faz sofrer.

Nesse contexto, a Psicologia precisa rever suas práticas diante dos efeitos psicossociais do racismo e engajar-se na sua compreensão e na possibilidade de contribuir para uma sociedade equânime e transformar as relações raciais.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06, além de convidar a categoria e a população a refletir sobre o tema, convida também a conhecer a Resolução nº 18/2002 do CFP, que estabelece normas para atuação das psicólogas e dos psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial.

+ informações sobre a programação em http://www.crpsp.org.br/abc/agenda/Dados.aspx

Local do evento: Universidade Federal do ABC – Campus Santo André – Auditório A 112-0

Comentários

comentários

Bruna Salles

Mulher Preta de duas cabeças. Na de dar Assistência ao Social, me encantei pela Articulação Cultural e cá estamos: Co-Fundadora e Coordenadora de Comunicação da Agenda Preta.

Comente