Quilombos, História e Resistência – Debate no SESC Vila Mariana

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 13/01/2016
7:00 pm - 9:30 pm

Localização
Sesc Vila Mariana

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


quilombos

Neste bate-papo, os pesquisadores Renato Araújo e Danilo Marques contextualizam historicamente os quilombos e mocambos, símbolos de resistência negra no país.

Renato Araújo é pesquisador do Museu Afro Brasil desde 2009. Graduou-se em filosofia pela USP e hoje pesquisa arte e joalheria africana. É co-autor do livro África em Artes (Museu Afro Brasil, 2015).

Danilo Marques possui graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2008), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2013) e, atualmente, é doutorando em História Social pela mesma universidade. É professor efetivo da rede pública estadual de São Paulo. Tem experiência na área de Arquivologia e História, e tem se dedicado às pesquisas sobre História do Brasil no século XIX, resistência escrava, gênero e escravidão, história e historiografia alagoana. Em sua pesquisa de doutorado, vem estudando as memórias sobre o Quilombo dos Palmares e Zumbi, existentes na sociedade brasileira desde os tempos coloniais até a contemporaneidade.

Allan da Rosa, que será o mediador da conversa, é historiador, arte-educador e mestre em Cultura e Educação pela Universidade de São Paulo. Produtor e apresentador do programa de rádio “À Beira da Palavra”, na Rádio Usp FM, é também colunista da Revista Fórum. Entre 2009 e 2012 foi colaborador do programa “Entrelinhas”, da TV Cultura, apresentando quadros sobre literatura africana e afro-diaspórica. É, ainda, fundador do selo Edições Toró, pelo qual publicou vários autores do movimento de literatura periférica paulistana.

Praça de Eventos

Comentários

comentários

Junior Rocha

Preto, amante de tecnologia, política, cultura e cerveja. Fundador da Agenda Preta e de outros projetos que ainda não existem.