Samba do Monte celebra outono com música e homenagem às mulheres

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 25/03/2018
1:00 pm - 9:00 pm

Localização
Centro Cultural Monte Azul

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


O Coletivo Ajayô convida para primeira roda de samba do ano de 2018, que valoriza as mulheres e divindades femininas das religiões de matrizes africanas.
Em março acontece o tradicional Samba do Monte, com cuidado às tradições afro-brasileiras e indígenas. O feminino é enfatizado nessa edição.
No dia 25, domingo, teremos a presença de Mestre Aderbal Ashogum, sacerdote do candomblé, do terreiro Ylê Omi Oju Aro e filho da Yalorixá Mãe Beata de Iemanjá que vem do Rio de Janeiro falar das orixás Iansã e Obá.
Orixás
Conhecida como rainha dos raios e ligado a elementos da natureza, Iansã, é o tipo feminino forte e guerreira, que luta e vence. As cores relacionadas são marrom, vermelho e rosa.
Também ligada a feminilidade, Obá é combativa e de forte temperamento. Nas imagens que a ilustram, usa uma espada e um escudo. Obá é filha de Iemanjá e Oxalá. Na África, é cultuada como a deusa protetora do poder feminino.
Homenagens e convidados
Na edição que celebra o outono, a Velha Guarda da Escola de Samba Tom Maior traz ao Centro Cultural Monte Azul Ideval Anselmo, sambista, fundador e compositor do primeiro samba-enredo da escola em 1973.
E a tradição fica por conta do grupo de Maracatu Baque Mulher. Grupo composto somente por mulheres sediado no bairro do Campo Limpo, é regido pela mestra Yakekele Joana Cavalcante.
A residência do nosso samba bem brasileiro é da Roberta Oliveira e o Bando de Lá. Eles apresentam repertório próprio e alguns clássicos da música brasileira.
O grupo Samba na 2 também chega direto da região da zona sul e trazem o samba de raiz para partilhar conosco.
O professor Jair Guilherme carrega nas tintas para retratar as orixás saudados em pinturas especiais. Rodrigo Bueno faz a ambientação inspirado também nas divindades apresentadas em março.
Como Mestre de cerimônia, os artistas James Lino e Sharilayne Bakhita apresentam o Samba do Monte no dia 25 de março, do meio dia às 9 da noite. Nossos convidados estarão conosco para prestigiar e difundir várias formas de cultura do nosso povo no Centro Cultural Monte Azul.
Agentes da cultura
O coletivo Ajayô é um grupo formado em 2016 e que tem como objetivo difundir a cultura e a memória do nosso povo. Seguindo nessa direção, o projeto Ajayô Samba do Monte foi contemplado pela 1a edição do Programa de Fomento à Cultura de Periferia do Município de São Paulo.
O Samba do Monte é uma celebração, é uma comunidade cultural dentro da comunidade do bairro do Jardim Monte Azul, na capital de São Paulo. Tem o compromisso de resgatar, apresentar e multiplicar atividades culturais do povo brasileiro. Em 2018 completa 10 anos de existência e resistência.
Venha conhecer as iniciativas periféricas que trazem cultura, memória e articulação em rede na zona sul!
LINK do evento no Facebook
http://www.facebook.com/events/146043662766888
Cartaz Oficial
Acompanhe nosso samba bem brasileiro nas redes sociais:
Site: http://www.sambadomonte.com.br/
email: sambadomonte@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com.br/projetocomunidadesambadomonte
Canal no Youtube: http://www.youtube.com/sambadomonte
Instagram: http://www.instagram.com/sambadomonte
Nossos parceiros

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *