SEMINÁRIO: “NOSSAS HISTÓRIAS A PARTIR DOS TERRITÓRIOS – DIÁLOGOS, ENCONTROS E ENCRUZILHADAS”.

Map Unavailable

Data / Hora
Date(s) - 30/11/2019
9:30 am - 7:00 pm

Categorias

Colabore com a Agenda Preta

A N’Kinpa – Núcleo de Culturas Negras e Periféricas em parceria com a Ação Educativa e o Grupo Cartografia Negra, propõe a realização do seminário: “Nossas Histórias a partir dos territórios: Diálogos, Encontros e Encruzilhadas”, a realizar-se no dia 30/11 (Sábado) a partir das 9h30.

O seminário abordará a partir as experiências educativas da N’Kinpa, Ação Educativa e o Cartografia Negra, no desenvolvimento de ações que contribuam para a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, responsáveis por tornar obrigatório o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todos os níveis de ensino. Serão apresentadas as especificidades, de um lado, da atuação educativa em instituições, a partir das ações desenvolvidas pela Ação Educativa; e de outro, os projetos no campo da arte educação nos territórios já realizados pela N’Kinpa e pelo Cartografia Negra. Os diálogos entre essas experiências ajudam a melhor compreender a importância desses espaços educativos (instituições e territórios), ampliando as redes para práticas e pedagogias que desconstrói o colonialismo. Além disso, pretende-se também apresentar possibilidades em arte-educação, educação institucional e territorial/decolonial que visibilizem as histórias e culturas africanas, afro-brasileiros e indígenas em diálogo.

Programação do dia:

09h30 as 10h – Chegada/Café

10h as 12h30 – Vivência/Formação em Maracatu com Luciana Félix.

12h30 as 13h30 – Roda de Conversa – Integrantes da N’Kinpa, Ação Educativa e Cartografia Negra sobre o tema: “Nossas Histórias a partir dos territórios: Diálogos, Encontros e Encruzilhadas.”

13h30 as 15h – Parada para o Almoço

15h  – Cartografia com o Grupo Cartografia Negra – Roteiro: Largo da Memória, Largo São Francisco, João Mendes, Rua da Glória, Beco dos Aflitos, Praça da Liberdade, Largo da Misericórdia, Praça Antônio Prado, Praça Ramos, Largo do Paissandu.

18h – Encerramento com a apresentação do Maracatu e o Ajeum.

Comentários

comentários

Comente