Show de Roberta Estrela D’Alva com participação especial de Ellen Oléria

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 07/07/2016
8:00 pm - 10:00 pm

Localização
Itaú Cultural

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


No dia 7 de julho (quinta-feira), às 20h, o Itaú Cultural recebe Roberta Estrela D’Alva para apresentação única de seu show Slam Blues. A cantora brasiliense Ellen Oléria é a convidada especial para o espetáculo que remonta ao jazz e ao blues e traz no repertório boa parte de composições autorais de Estrela D’Alva, incluindo poesias executadas emspoken-word – forma performática de recitar textos em meio a interpretação de canções, sem interrupção.

roberta estrela d'alva slam blues
A apresentação mostra para o público os arranjos criados pela multiartista em parceria com os músicos da banda que a acompanha, formada por Meno del Picchia (contra-baixo e violão), Daniel Oliva (guitarra e violão) e Lucas Cirillo (gaita). No conjunto das canções, a maioria de autoria própria, o show perpassa pela cultura urbana (Musa São Paulo), conflitos cotidianos (Saí às Sete da Matina), desilusões (Slam Blues Take I) e política (Rap Contra a Redução da Maioridade Penal). Outras mais conhecidas do público também estão no repertório, como Eu Só Quero um Xodó, de Dominguinos e Anastácia, com arranjos no estilo blues. A cantora convidada Ellen Oléria complementa os vocais de parte desta lista.

O espetáculo Slam Blues mostra a versatilidade de Roberta Estrela D’Alva. Ela também é MC, atriz, diretora, pesquisadora, diretora, poeta, slammer e, mais recentemente, apresentadora do programa Manos e Minas, da TV Cultura. Quando questionada sobre suas múltiplas ocupações, ela responde: “Uma coisa leva a outra”.

Na mescla de música com poesia, a artista demonstra ainda parte de seu monólogo Vai Te Catar!, em que ela também dança e interpreta, na fala de uma mulher negra insatisfeita com o contexto social em que vive. Outro poema que faz parte de Slam Blues é, Garganta, a expressão de sentimentos reprimidos de forma pungente no cotidiano de uma metrópole.

Sobre Roberta Estrela D’Alva

Atriz-MC, diretora, diretora musical, pesquisadora, slammer, membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do coletivo Frente 3 de Fevereiro É idealizadora do ZAP! Zona autônoma da Palavra, primeiro poetry slam(campeonato de poesia). Autora do livro Teatro Hip-Hop, a performance poética do ator-MC (Ed. Editora Perspectiva). É curadora e apresentadora do Rio Poetry Slam, primeiro slam internacional da América Latina que acontece dentro da programação da Festa Literária das Periferias (FLUPP) e, mais recentemente, é a nova contratada da TV Cultura para apresentar o programa Manos e Minas.

A cantora e a literatura

Durante a 14ª FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, Roberta Estrela D’Alva foi uma das convidadas do Itaú Cultural para participar da mesa que marcou a inauguração do Espaço Itaú Cultural de Literatura, a nova casa do instituto instalada durante os dias do evento. Ao lado de Ana Maria Gonçalves, Andréa Del Fuego, Conceição Evaristo, Maria Valéria Rezende, ela fez parte da mesa De onde escrevo, que tratou de processos de criação e perspectivas literárias a partir da visão destas cinco escritoras brasileiras com diferentes origens, histórias e formações.

Ainda no Espaço Itaú Cultural de Literatura, Roberta Estrela D’Alva conduziu um bate-papo com o público sobre slam, poesia e hip-hop, inspirado em seu próprio livro Teatro Hip-Hop: a Performance Poética do Ator-MC. Também realizou um sarau, lotando a casa nas três ocasiões.

 

 

Classificação indicativa: Livre
Duração: 80 min

Entrada gratuita

Distribuição dos ingressos:

Duas horas de antecedência: público preferencial
Uma hora de antecedência: público não preferencial

 

+ informações em https://livreopiniao.com/2016/07/05/itau-cultural-recebe-show-de-roberta-estrela-dalva-com-participacao-especial-de-ellen-oleria/

 

Comentários

comentários

Bruna Salles

Mulher Preta de duas cabeças. Na de dar Assistência ao Social, me encantei pela Articulação Cultural e cá estamos: Co-Fundadora e Coordenadora de Comunicação da Agenda Preta.

Comente