Tambor do Querô – Participação dos Mestres Dona Roxa e Gonçalinho (MA)

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 27/03/2016
5:00 pm - 6:30 pm

Localização
Sesc Santo Amaro

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


Tambor do Querô é mais uma das manifestações e agrupamento de artistas, brincantes, maranhenses, paulistas e amantes da cultura popular, que se unem pela celebração e vitalização desta cultura ancestral que, assim como a Capoeira, nasce nas senzalas – com negros escravos.

O Tambor de Crioula, tocado por homens e dançado por mulheres, celebra, com alegria e devoção ao santo padroeiro São Benedito, a fertilidade da mulher e o vigor do homem, numa relação de perfeita harmonia entre as forças feminina e masculina.

 

Mestra Roxa, natural de Santa Rosa dos Barões / Itapecuru (MA), onde iniciou o aprendizado em toques do Divino com sua mãe e depois com Severina, caixeira régia de Santa Rosa. Em São Luis participa das festas de Divino nas casas de Ainda e Santa no Coroadinho e Nilza no Goiabal.

Mestre Gonçalinho, natural do povoado de Limão no município de São Vicente de Ferrer (MA), aprendeu o universo do Tambor de Crioula com seu pai e seu avô, antigos tocadores, desde os 5 anos de idade. Aos 14 anos já participava de rodas de tambor com os mais velhos. Em São Luís tem o saudoso Mestre Anivol como seu orientador tocando inicialmente no tambor de Elpidio Costa. Hoje, Gonçalo coordena as apresentações do grupo Mocidade Independente do Mestre Anivol. É também responsável pelas oficinas semanais de Tambor de Crioula do Laborate, importante centro de cultura tradicional e artístico localizado no centro histórico de São Luís (MA).

Local: Praça
Grátis.
+ Informações no SITE SESC.

Comentários

comentários

Bruna Salles

Mulher Preta de duas cabeças. Na de dar Assistência ao Social, me encantei pela Articulação Cultural e cá estamos: Co-Fundadora e Coordenadora de Comunicação da Agenda Preta.

Comente