Capitães Do Mato é Mato

    0
    338

    Sobre as cruéis atrocidades que estão acontecendo com os terreiros de Axé no Rio de Janeiro, não me surpreende. Deverás me machuca, me enraivece, me magoa e me faz colocar a cara toda no chão, no pó, mas surpreender não.

    É pretos que com o aval do Estado e da Igreja oprimem e matam outros pretos. Isso já estava escrito feito profecia na “Estruturada e bem feita recomendações” de Will Lincher. Onde ensinava com maestria donos de escravos a colocarem negros contra negros. A fazer a negra de pele mais clara e que trabalhava na casa grande, se sentir superior a negra de pele escura que se fodia com afinco na lavoura. Assim começava o ódio entre nós mesmos…

    Num dos vídeos que vi, o traficante evangélico aponta o seu fuzil para a mãe de santo e a obriga a quebrar todo o seu terreiro.

    Mais uma vez não vejo novidades, um pouco depois da era 90 ouço dizer que a então facção Primeiro Comando Da Capital proíbe em todas as cadeias lideradas por eles o culto de matrizes africanas. Se era boato? Segura essa, eu presa em 2011 transferida para uma cadeia do PCC, um belo de um dia dentro da cela, coloco minhas guias e começo minhas preces. Alguns minutos depois sou interrompida por uma mina dizendo que eu estava passando por cima das ordens. Lá vai eu pro debate.
    _ E aí companheira, te instruíram que na cadeia do comando não se pode cultuar essas religião?
    Eu:
    _ Minha instrução veio da rua. Não aprendi nada aqui dentro não. Trago tudo da rua, minha educação, meu proceder e o meu conhecimento.
    _ Não, é que se não te falaram que aqui não pode essas religião, eu tenho que te falar, entendeu?
    _ Entendi não. E pra entender vc tem que me explicar desde o fundamento disso ai. Vai me explicar?
    _ Então, é que agora só vou poder te falar isso mesmo. Que não pode. E é isso, vai obedecer a ordem?
    _ Não.
    _ Como não? Então sua vontade é maior que a ordem?
    _ Não. Maior que minha vontade é quem me rege, sua ordem é maior que Xangô?
    Fui liberada do debate…

    Não tou querendo ser pessimista não, mas as verdades que trago não são boas.

    Muitas outras coisas mais vamos ver, tantas outras vamos passar. Afinal de contas não é segredo para ninguém que se o Sistema achasse uma brecha maior do que ele tem, ele já tinha exterminado o nosso povo inteiro, sem dizer o que ele já joga na nossa cara:

    _ Os negros também venderam negros para a escravidão!

    Vai Venu!

    Não é de hoje que o alerta foi dado de que tínhamos que nos unir. Mas união de verdade, não falsa irmandade que pelas costas, manas oprimem manas, manos dão rasteiras nos manos, o preto do rolê zoa a mina preta, e a amiga come na calada o boy da amiga.

    Manxs, estamos todos errados, estamos batendo a nave, estamos regredindo os passos que nossos antepassados à base de suor e sangue conquistaram pra nós, basta vc ouvir o que o pilantra que empunha o fuzil fala em tom de ordem. Irmãos, tamus nos matando pouco à pouco, dia após dia. Estamos dançando sem perceber a música sangrenta que eles sempre quiseram tocar…

    E se a sua pergunta for, e os Orixàs, onde estão? não vão fazer nada?

    A resposta é essa:

    _ É hora de pesar na balança o cobre que o justo e o injusto depositam. Quem é de verdade, e quem finge ser. Quem é sabe que não é atoa, e quem não é, ah, cabelo avôa.

    Omulu manda dizer que quem teve e quem ainda vai passar pelo o que os filhos estão passando, que eles verão a justiça de Xango, sentiram a espada de Ogum, os ventos de Iansã, a bravura dos mares de Iemanjá, o alvo das flechas de Oxossí, a verdade do espelho de Oxum, a lepra de Obaluaiê, e a paciência de quem prepara tudo de Oxalá.

    Saravá meus irmãos, Saravá!

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here