Lançamentos do mês de Julho

0
280

Lançamentos de Julho

Julho foi um mês abençoado pra musica preta brasileira. Desde a volta do Dragões de Komodo, do aguardado lançamento das manas do Rap Plus Size, do belo clipe do Engrenagem Urbana com Xis e Rincon Sapiência, até o surpreendente clipe solo da Xênia França. Foi um mês cheio de coisas boas pros admiradores da boa música.

Colabore com a Agenda Preta

Separamos aqui 13 lançamentos que bateram forte aqui na Agenda Preta, espero que gostem. Se achar que faltou algo, mande nos comentários.

1 – Dragões de Komodo – “A C.H.A.V.E.” Álbum

“QUEM CONHECE TÁ LIGADO” já dizia o refrão de um dos grupos de rap mais pesados dos últimos anos. No EP “A C.H.A.V.E” Komodo manteve a linha conhecida de boom bap pesado com levadas afiadas e criticas sociais nas faixas. Recomendo fortemente a audição com destaque para “Eu te amo Hip Hop”. Ouça:

2 – Rap Plus Size – EP

A dupla formada por Issa Paz e Sara Donato tem feito barulho na cena nacional. Rap feminista, contestando os padrões de beleza impostos por uma sociedade machista e racista. Um verdadeiro grito de liberdade feminina. Mas não é só de letras politizadas que o EP é feito, o som é pesado, bem produzido e com lindas levadas que passeiam com destreza pelas bases de vários produtores. Destaque para “IMC”.

3 – MC Carol – “Delação Premiada” Single

Carol sempre surpreende. Sério. Desde os sons mais comicos, como “Jorginho me empresta a 12”, até sons com letras politizadas, como a aclamada “Não foi Cabral”. Carol mostra seu talento em qualquer assunto e em qualquer base. Em “Delação Premiada”, a MC faz um rap pesado, com letra contundente que fez muita gente de fora do rap ter contato com essa estética e temática. Som foda!

4 – Rappin Hood feat Djavan e Max Viana – “Vilarejo” Single.

Faixa swingada, cheia de ritmo, daquelas que a gente dança na cadeira do escritório enquanto escuta trabalhando. A faixa estará presente no “Sujeito Homem 3”, albúm que deve ser lançado ainda em 2016 pelo rapper.

5 – Akins Kintê – “Muzimba – Na humildade sem maldade” Livro/Disco/Clipe

Akins é zica da caneta, um dos poetas mais aclamados da nova geração lançou um trampo novo incrível, um livro com o já conhecido talento do poeta em narrar a vida da gente preta de são paulo, suas dificuldades, problemas, amores e desejos. Isso já era esperado, já que é a marca maior do artista, o que surpreendeu ainda mais o público foi o disco que acompanha o livro, nele o poeta declama suas poesias em cima da musicalidade genial do produtor Tico Pro. Destaque pra “Duro não é o cabelo” e “Preta Não Mulata”. Confira o clipe e abaixo o link do facebook para comprar o livro.

Compre o livro/disco na página do poeta clicando aqui

6 – Du Efex feat Luiz Preto – “Favela High Tech” Single

Du Efex, integrante do EFEITOS fez essa track pesada com o Luiz Preto, do Caos do Subúrbio. Com produção de Said no Beat e Ricardo Mock, o single faz parte do disco “Du Barraco Pá Espaiá” .

7 – Nocivo Shomon – “Amante da Madrugada” Single

Em cima de um trap moderno, Nocivo vem com uma letra e levada inovadora. Single que acredito que fará barulho nas pistas mais sujas de SP. A produça é assinada por Mortão VMG.

8 – Projeto Preto – “Assim que os preto faz” Single

Eu não conhecia o Projeto Preto, conheci a track a partir de um compartilhamento da Sara Donato no Facebook. Pelo que pesquisei os caras são de Diadema, região metropolitana de São Paulo. A produção fica na conta do PQNO.

9 – Tico QDP – “Coisa de Tico” Álbum.

Tico QDP, MC do grupo Caos do Subúrbio, lança seu primeiro álbum solo. Seguindo a linha de um rap seco, de mensagem e com forte raízes africanas, “Coisa de Tico” é um disco que promete barulho na cena nacional. O disco conta com participações de Du Efex, Luiz Preto, Gegê Caos, Raphão Alaafin, Preto Win e Nayara Nascimento. Ouça aqui:

10 – MC Soffia feat Gram, Pedro Angeli – “Minha Rapunzel tem Dread” Single/clipe

Nossa “Menina pretinha”, MC Soffia, lançou um single/clipe chamado “Minha Rapunzel tem dread”. O som aborda a falta de representatividade de princesas negras para as nossas crianças e o papel que a imaginação pode ter na quebra dos padrões brancos. Lindo clipe! Veja aqui:

11 – Xênia França – “O Canto” Single/clipe
Primeiro clipe/single lançado por Xênia, vocalista do Aláfia. O som e o clipe tratam de questões fortes para mulheres pretas como os esteriótipos. O clipe é dirigido por Gabi Jacob e produzido pelo Coletivo 336. Veja:

12 – Luiz Preto – “Perguntas”

Também MC do grupo Caos do Subúrbio, Luiz Preto vem trabalhando em seu projeto solo, o “Solo 40”. O projeto, que celebra os 40 anos de idade do MC, tem a proposta de lançar um single por mês até o mês de maio de 2017, que é quando o rapper completa 41 anos. No single “Perguntas” Luiz, com uma musicalidade impar, vem com rimas de questionamento e motivação. Trampo pesado!!!

13 – Engrenagem Urbana feat Xis e Rincon Sapiência – “São Paulo dos marginais” Clipe

Dirigido por Vras 77, Engrenagem Urbana lança esse belo clipe. Com as letras detalhistas de Samuel, vocal da banda, participações pesadas de Rincon e Xis numa levada classe a dessa banda que, pode ser novidade pra você, mas já é sucesso na ZL de Sampa faz um tempo, a música São Paulo dos Marginais fala das contradições da selva de concreto que vivemos. Já ví mais de 100 vezes!!!

 

Faltou algum lançamento? Deixe nos comentários!

Comente